Experimentação de práticas de leitura multimidial
Carla Rosemeri Loro
Gessiane Andréa Maidana Borges
Mônica Isabel Godoy
Scheila Taísa Cobalchini
Tarciane Feltraco
EU TAMBÉM POSSO!
Projeto de leitura e escrita para Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn
Público-alvo
Todos os alunos da escola, da Educação Infantil às séries finais do Ensino Fundamental.
Objetivo da prática leitora
Mostrar que qualquer aluno pode ser autor e (re)criar uma obra literária, uma obra de arte a partir de um trabalho já existente, utilizando o intertexto e a linguagem verbal e não-verbal. Essa proposta pode ser trabalhada por todas as faixas etárias, adequando os conteúdos e interesses.
Materiais e recursos utilizados
- Leitura do livro O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg;
- Filme Os irmãos Grimm
- Intertextualidade em propagandas
- Quadrinhos
- Paródias musicais
- Intertexto da Branca de Neve
- Releitura de Obras de arte
Etapas propostas
1. Apresentar o Livro O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg e fazer a leitura verbal e não-verbal da obra, destacando os personagens de outras obras presentes no texto.
EU TAMBÉM POSSO...
...criar uma história utilizando personagens conhecidos em um novo contexto, com novos enredos, misturando quantos forem da minha vontade!
Mãos a obra!
Wilhelm (Matt Damon) e Jacob (Heath Ledger) são dois irmãos famosos pelos seus contos de fada, recheados de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os coloca para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual jovens donzelas desaparecem misteriosamente.
2. Assistir ao filme Os irmãos Grimm.
2. Assistir ao filme Os irmãos Grimm.
EU TAMBÉM POSSO...
...elaborar um teatro mesclando personagens reais com fictícios, utilizando muita imaginação e criatividade.
3. Analisar propagandas
EU TAMBÉM POSSO...
...criar propagandas fazendo referência a personalidades, ou a datas comemorativas.
4. Intertextualidade em quadrinhos
EU TAMBÉM POSSO...
...construir histórias em quadrinhos divertidas, utilizando ideias e personagens já existentes.
5. Paródias musicais
A CASA
ERA UMA CASA
MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO
NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE A CASA
NÃO TINHA CHÃO
NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE
PORQUE A CASA
NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA FAZER XIXI
PORQUE PENICO NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO...
A ESCOLA
Paulo R. Padilha
Paulo R. Padilha
ERA UMA ESCOLA
MUITO MALVADA
NÃO TINHA AFETO
NÃO TINHA NADA
NINGUÉM QUERIA
ENTRAR NELA NÃO
SÓ SE FALAVA EM REPROVAÇÃO
NINGUÉM PODIA FALAR
SEM MEDO
PORQUE O “CLIMA” ERA AZEDO
NINGUÉM PODIA BRINCAR, SORRIR,
FELICIDADE NÃO TINHA ALI
MAS ESSA ESCOLA
MUDAR EU QUERO
ESQUECER O TEMPO
DA NOTA ZERO
EU TAMBÉM POSSO...
...utilizar um ritmo ou música de minha preferência para modificar a letra, dando destaque para qualquer assunto que seja do meu interesse.
6. Intertexto da Branca de Neve
Branca de neve presa por tráfico
QUA, 03 DE JUNHO DE 2009 11:28 SENSACIONALISTA | PAIS
QUA, 03 DE JUNHO DE 2009 11:28 SENSACIONALISTA | PAIS
A Polícia Federal prendeu ontem Snow White, a Branca de Neve, por tráfico de drogas. Segundo a polícia, ela ganhou uma fábula vendendo cocaína na floresta encantada. O apelido Branca de Neve, inclusive, é referência a cocaína. A PF diz que Branca de Neve dava a droga aos animais, que ficavam doidões a ponto de cantar e dançar. São famosas as imagens da personagem dançando no meio de esquilos e outros animais.
Ainda segundo a PF, Branca de Neve explorava os anões num sofisticado esquema de produção e distribuição de cocaína. A droga era produzida dentro de minas embaixo da terra. Em código, eles se referiam ao esquema como "mina de ouro". Branca de Neve era inimiga mortal de sua madrasta, que queria controlar a venda de drogas na floresta e já tentou matá-la. Viciada, a madrasta sempre dizia "espelho, espelho meu", numa referência ao espelho usado para cheirar cocaína. A madrasta se drogava tanto que, apesar de ter 45 anos, tinha a aparência de uma velha de 80.
A polícia procura agora Chapeuzinho Vermelho, fundadora do Comando Vermelho.
EU TAMBÉM POSSO...
...(re)escrever um conto ou uma história clássica, modernizando o enredo e atualizando os fatos utilizando como referência o cotidiano de nossas cidades.
7. Releitura de Obras de arte
EU TAMBÉM POSSO...
...pintar, desenhar, reinventar um painel, uma obra de arte, uma fotografia.